Gestão de projetos é o tema de Oficina em junho

Por Karen Debértolis

 

Os gestores tornaram-se profissionais de destaque quando o assunto é o planejamento e desenvolvimento de projetos nas mais diversas áreas. Um dos setores que faz girar a economia mundial e envolve distintos universos de atuação profissional é o da produção cultural. De acordo com o produtor londrinense Marcelo Domingues, há quase duas décadas à frente do festival Demosul, cerca de 10 trilhões de dólares são destinados ao desenvolvimento de projetos, anualmente, em todo o mundo. “Equivale a aproximadamente 25% do produto interno bruto mundial”, frisa Domingues.

Assim, o gerenciamento de projetos exige, atualmente, uma postura profissional e também muita capacitação. Este tema ronda a cabeça e a rotina de quem lida diariamente com projetos, recursos, equipes, editais e planejamento na área da cultura, por exemplo.

A partir de sua experiência, Marcelo Domingues, ministra nos dias 21 e 22 de junho, das 19h às 21h30, a Oficina de Gestão de Projetos Culturais, no Multiplique Espaço Profissional (Rua Senador Souza Naves, 771, térreo). A oficina é aberta a todos os profissionais interessados na questão da gestão de projetos e, especialmente, para aqueles que atuam na área da cultura. “Sentimos uma necessidade que os produtores têm de trocar ideias, experiências, capacitarem-se, além de buscarem novas saídas, novas formas de proposições e investimentos”, explica.

O conteúdo abordado na oficina visa ampliar o conhecimento dos participantes e também proporcionar a reflexão. Entre os temas estão as etapas de elaboração de projetos, formação de equipe, papel do gestor e gerenciamento de custos, recursos humanos e comunicação. Durante a oficina, Domingues apresentará cases e também estará aberto a responder as dúvidas dos participantes.

Artistas, produtores, gestores, estudantes e 3ª idade têm descontos na inscrição que deve ser feita, exclusivamente, pela internet através do site: https://www.sympla.com.br/prosa (R$ 100,00 ( sem desconto) e R$ 90,00 (com desconto). Será emitido certificado.

A oficina integra a programação da Prosa – Cursos e Consultoria, especializada em capacitação na área de escrita, fotografia e projetos culturais.

Sobre Marcelo Domingues:

Formado em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná. Trabalha, desde 1995, na área de produção de eventos e fonográfica, stage tour e Crew Manager atuando em projetos públicos e privados voltados para gestão cultural em Londrina, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. É diretor da produtora Braço Direito Produções. Organizador do Festival DemoSul desde 2001. Produziu inúmeros shows em Londrina, desde 1997, destacando-se bandas como Titãs, Tom Zé, Pato Fú, Cachorro Grande, Autoramas, Nação Zumbi e Raimundos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *