Editora francesa participa de evento no Sesc Londrina

Por Karen Debértolis

A Aliança Francesa Norte do Paraná promove, hoje um encontro com a editora, tradutora e escritora francesa Paula Anacaona. O evento “O Brasil em livros” será realizado no auditório do Sesc Londrina (Rua Fernando de Noronha, 264), às 19h30. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Os interessados devem confirmar a presença para garantir a participação na Aliança Francesa pelo telefone – (43) 3324-7508 – ou pessoalmente – na Rua Antônio de Morais Barros, 44. Não serão aceitas inscrições na hora do evento.

O evento tem o apoio do Sesc Londrina e da Prosa – Cursos e Consultoria.

Durante o encontro, Paula Anacaona irá falar sobre a recepção da literatura brasileira na França, a partir de sua experiência como editora de livros de autores brasileiros. Ela também abordará aspectos relacionados ao processo de tradução dos textos literários nacionais para a língua francesa, referindo-se tanto a aspectos culturais como a palavras e expressões.

Para o público vivenciar estas questões na prática, a editora fará uma proposição de atividade em que os participantes experimentarão traduzir expressões idiomáticas e palavras para as duas línguas (português e francês).

Paula Anacaona é editora na França e criou, em 2009, a editora Anacaona (http://www.anacaona.fr/anacaona-com-br/). Tem se dedicado, especialmente, à tradução e publicação da literatura brasileira que aborde questões ligadas à cultura, aos conflitos sociais e políticos e à temática afro-brasileira. Já publicou, na França, livros de Ferréz, Paulo Lins, Ana Paula Maia, Marçal Aquino, Conceição Evaristo e Marcelino Freire através das coleções Terra e Época de sua editora. Ela também é escritora e lançou este ano “Os livros de Sayuri/Les livres de Sayuri”, que foi ilustrado pela paulista Lucia Hiratsuka.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *