Prefeitura muda programação de pagamento da primeira parcela do 13º salário e preocupa servidores

A prefeitura “quebrou” a tradição de pagar a primeira parcela do 13º salário para o funcionalismo municipal ontem, dia 28 de outubro, no Dia do Servidor Público, o que acendeu a luz amarela na categoria. Apesar de a lei estabelecer que a primeira parcela seja paga até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro, a prefeitura historicamente antecipa a primeira parcela. Isso não configura um atraso, apenas uma mudança com relação aos anos anteriores.

O caso é que a mudança no pagamento joga lenha na fogueira do temor de atraso de salários, que é uma questão que vem sendo discutida entre os servidores – e desmentida pela administração municipal – desde o começo do segundo semestre, por conta dos números preocupantes das finanças municipais.

Procurado pelo Baixo Clero, o prefeito Alexandre Kireeff (PSD) afirmou que “a programação esse ano é de pagamento nas datas oficiais”. “Foi feita essa programação no início do ano, sem antecipação. Quando foi feito adiantado, foi avisado antes. Neste ano, a orientação é  minha, pois cortando despesas, horas extras , comissionados , contratos e tantas outras medidas de contenção de gastos, o pagamento antecipado do décimo terceiro salário a servidores destoaria da estratégia geral de enfrentamento às frustrações de receita”, completou o prefeito.

Kireeff lembrou que os salários de outubro foram pagos ontem, antes do último dia útil do mês, que cai na segunda-feira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *