Falas de Barros sobre a saúde podem constranger Marcelo Belinati

A fala do ministro da Saúde, Ricardo Barros de que brasileiros imaginam doenças, criam no mínimo um constrangimento para o pré-candidato do PP à Prefeitura de Londrina, o deputado federal Marcelo Belinati. Barros é deputado federal licenciado pelo PP e principal cacique do partido no Estado. Marcelo Belinati é médico e defende a saúde como uma das suas principais agendas políticas. Os problemas no sistema público de saúde sempre aparecem nas suas campanhas. O ministro e cacique do PP tem feito falas indelicadas (para ser delicado) com relação ao Sistema Único de Saúde (SUS). Em outra oportunidade defendeu a criação de modalidades de planos de saúde mais baratos para desafogar o SUS – Barros recebeu doação de campanha de uma administradora de planos de saúde, em 2014.

Se for candidato a prefeito de Londrina, Marcelo Belinati precisa se posicionar quanto ao SUS e a fala do ministro de que brasileiros imaginam doenças. Se não for candidato, a condição de deputado federal também o obriga a um posicionamento público.

A eleição de Londrina é uma das que têm importância para o projeto de poder dos Barros no Paraná: o clã pretende eleger a hoje vice Cida Borghetti (Pros) como sucessora do governador Beto Richa (PSDB), em 2018. Para isso, é importante que saia vitorioso nas eleições municipais deste ano. Já que uma vitória em Curitiba é muito difícil, Maringá, base dos Barros e Londrina seriam territórios importantes a serem conquistados nessa disputa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *