Paraná Pesquisas: Beto Richa e Dilma são mal avaliados pelos londrinenses

A rejeição dos eleitores londrinenses ao governador Beto Richa (PSDB) caiu em 2,3 pontos porcentuais com relação ao levantamento de fevereiro deste ano, enquanto a rejeição à presidente Dilma Rousseff (PT) aumentou um pouco mais.

De acordo com o levantamento feito pela Paraná Pesquisas, Richa é desaprovado por 74,3% dos londrinenses. Há uma leve melhora com relação a fevereiro, quando a desaprovação era de 76,6%, mas nada que lembre os números de dezembro do ano passado. Um mês antes de assumir o segundo mandato, Richa era aprovado por 68% dos londrinenses e desaprovado por 28,8%. O governador é aprovado atualmente por 21,9% dos londrinenses.

Ele obteve votação maciça em Londrina na eleição do ano passado. Em dezembro do ano passado, Richa começou um ajuste fiscal com o aumento de impostos, medidas que foram aprofundadas neste ano. O confronto com os professores da rede estadual de ensino e com o funcionalismo, que tiveram como ápice o “massacre do Centro Cívico”, em 29 de abril, somado às investigações na Receita Estadual, colaboraram para derrubar a popularidade Richa no Estado e inclusive entre os londrinenses.

Dilma

Já a presidente Dilma Rousseff que teve votação fraca na cidade, é desaprovada por 87,2% e aprovada apenas 9,7%. Em fevereiro, deste ano, 85,4% desaprovavam a presidente, enquanto 11,3% aprovavam a sua gestão. Na série histórica feita pela Paraná Pesquisas, Dilma nunca teve aprovação da maioria dos londrinenses. Seu melhor momento foi em dezembro de 2013, quando a petista atingiu 45,9% de aprovação, mas a desaprovação batia em 48,4%.

Dilma já teve votação fraca em Londrina no ano passado. A crise econômica e o ajuste que ela tenta fazer aos trancos e barrancos, somada as denúncias de corrupção no governo, trazidas à tona pela Operação Lava Jato e a um processo de impeachment que começa a caminhar no Congresso – também aos trancos e barrancos – ajudam a explicar o aprofundamento da impopularidade da presidente.

Pesquisa

A Paraná Pesquisas ouviu 795 eleitores londrinenses entre os dias 9 e 12 de dezembro. A margem de erro é de 3,5 pontos porcentuais e o grau de confiança da pesquisa é de 95%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *